CISPAR, Itaipu e Parquetec abrem série de oficinas para expansão da coleta seletiva no Estado
Na última sexta feira (02/08), aconteceu em Maringá a série de oficinas para sensibilizar e capacitar catadores de recicláveis e técnicos municipais de 11 cidades da região. As atividades ocorreram das 10h às 16h, no CTG Rincão Verde de Maringá.
A iniciativa faz parte do convênio assinado pelo CISPAR juntamente com a Itaipu Binacional e com a Itaipu Parquetec. A atitude faz parte do projeto de Expansão das Unidades de Valorização de Resíduos (UVRs), uma das ações do Programa Itaipu Mais que Energia, que beneficiará 50 municípios do Paraná.
Em Maringá, mais de 200 participantes marcaram presença no evento, entre prefeitos, secretários municipais de Meio Ambiente, gestores de coleta seletiva, técnicos municipais e representantes de associações de catadores.
Depois de Maringá, outros seis núcleos regionais com representantes de mais de 40 cidades receberão oficinas: Ibaiti (dia 9), Laranjeiras do Sul (15), Paraíso do Norte (16), Rio Branco do Sul (23) e Francisco Beltrão (29).
O projeto de expansão das Unidades de Valorização de Resíduos é resultado de uma parceria entre a Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar), com investimentos previstos de R$ 118 milhões.
Além da capacitação e campanhas de educação ambiental, os municípios receberão equipamentos para a implantação de novas UVRs, como prensas, esteiras e caminhões para coleta. As ações beneficiarão por volta de mil catadores, com uma população atendida de cerca de 1,2 milhão de pessoas.
Sobre o Convênio
O convênio firmado entre a Itaipu Parquetec, a Itaipu Binacional e o Cispar têm por objetivo implementar uma expansão dos projetos no âmbito da coleta e destinação dos resíduos sólidos nos diversos municípios do Estado. A principal meta desta expansão é ampliar o leque de municípios atendidos, bem como melhorar a destinação da coleta de recicláveis que já são realizadas dentro das associações de catadores nos municípios contemplados. Os investimentos nesses municípios serão dos mais variados, como a melhora na infraestrutura, a aquisição de veículos e equipamentos, promoção de campanhas educativas, apoio técnico e contábil, entre outras ações necessárias, tendo em vista o sucesso do programa que já está implementado na região oeste do estado.
O convênio foi concebido como ação de incentivo à multiplicação da metodologia GRS- Gestão de Resíduos Sólidos e seus resultados em outras unidades integrantes do CISPAR, transformando-as em pontos de referência distribuídos a fim de que sejam espelhos disseminadores e incentivadores. Com a previsão das unidades de referência nos 50 novos municípios selecionados, o processo de implementação da metodologia GRS será realizado com a assessoria técnica do PTI. O foco é aprimorar o saneamento ambiental no Estado do Paraná com responsabilidade e sustentabilidade.