"Águas do Brasil: Governança, Adaptação e Desenvolvimento" - Tema do ENCOB 2023

 

Publicado em: 28/08/2023 15:49 | Fonte/Agência: Cispar

Whatsapp

 

CISPAR presente no ENCOB 2023

Entre os dias 21 e 25 de agosto de 2023, o Cispar esteve presente no ENCOB – Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que aconteceu na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.  O tema abordado este ano foi “Águas do Brasil: Governança, Adaptação e Desenvolvimento”, e foi prestigiado por inúmeros participantes, de forma presencial e online.

Como membro do CBH Piraponema – Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Pirapó, Paranapanema 3 e 4, no mandato vigente de 2021 a 2025, o Cispar participou do evento de forma presencial, representado pela responsável técnica em saneamento Maira Juliana Trevisan, onde a mesma pode participar de palestras, discussões, e apresentações, trazendo grande conhecimento sobre essa temática tão importante, que é o gerenciamento e utilização das águas brasileiras.

O evento trouxe inúmeras discussões relevantes, como a apresentação de projetos de sucesso na gestão de recursos hídricos, encontros das CBH – Comissões de Bacias Hidrográficas de várias esferas, entre outras discussões pertinentes. Este foi mais um evento que proporcionou a oportunidade de nossos técnicos vivenciarem novas perspectivas e práticas quanto ao uso e gestão da água.

Sobre o ENCOB

O Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – ENCOB- foi realizado pela primeira vez em 1999, e desde então tem registrado uma grande adesão de entes dos Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Brasil, além de representantes das esferas municipal, estadual e federal. Esse evento oportuniza o dialogo e discussão sobre a temática água, expondo ideias, bem como projetos de sucesso que podem ser implementados em diversas regiões.

Alguns dos objetivos do ENCOB são:

  • Possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a apontar para toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos;
  • Integrar todos os organismos e segmentos que compõem e participam do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, sejam públicos ou privados, visando possibilitar a discussão participativa e compartilhada no setor.
  • Discutir amplamente os compromissos e responsabilidades dos entes do Sistema Nacional de Recursos Hídricos visando a otimização das ações de preservação da qualidade e quantidade de nossas águas. Estabelecer elos entre a boa gestão dos recursos hídricos na sua recuperação e preservação da saúde das populações.
  • Debater a interface e integração das políticas federal e estaduais compartilhadamente com os Municípios, apontando as ações necessárias para a implementação de programas e serviços que tragam a recuperação e conservação das águas.

Fonte: https://www.encob.org/sobreoencob


Imagens