Equipe do Orcispar realiza visita no Aterro Sanitário Municipal de Umuarama.

 

Publicado em: 18/07/2023 10:43 | Fonte/Agência: CISPAR

Whatsapp

 

No último dia 17 de julho, a equipe do Orcispar esteve no Aterro Municipal de Umuarama-PR para uma visita técnica. Recebidos pela responsável técnica Rafaela Moreira, foram apresentados procedimentos e aspectos do funcionamento do aterro.

A equipe passou por todos os setores do aterro sanitário, sob as orientações da responsável Rafaela Moreira, conhecendo a destinação dada pelo município de Umuarama ao lixo doméstico, materiais volumosos e resíduos recicláveis, bem como o impacto do manejo no meio ambiente. “Mostramos o funcionamento do aterro, as práticas e ações empregadas no local – que o diferenciam de um ‘lixão’, como acontece em outras regiões – e os técnicos puderam conferir o funcionamento de cada setor e os desafios enfrentados no dia a dia”, afirmou.

Com a iniciativa de promover melhorias aos municípios do Cispar, esteve na pauta o conhecimento da célula de resíduos orgânicos, sistema de drenagem e tratamento de chorume, a célula destinada aos resíduos volumosos e a usina de britagem, que faz o processamento dos resíduos de construção civil.

Outrossim, foi demonstrado como é o armazenamento da madeira, a compostagem (produzida a partir de resíduos da poda de árvores) e por fim a cooperativa de separação e processamento dos materiais recicláveis, recolhidos por meio da coleta seletiva.

O Cispar, por meio do seu órgão de regulação, agradece ao município de Umuarama e a responsável técnica Rafaela pela recepção e experiência.

 

REGULAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A regulação dos eixos do saneamento básico (água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana) é obrigação a todos os municípios, conforme menciona a Lei Federal nº 11.445/2007.

O titular do serviço, independente da forma da modalidade de prestação, deverá definir a entidade reguladora para fiscalização dos serviços.

Através do seu órgão de regulação, o ORCISPAR atualmente realiza regulação e fiscalização dos serviços de saneamento, inclusive resíduos sólidos, sendo pioneiro no Estado do Paraná na atividade, sendo atribuição deste órgão a definição de normas técnicas relativas à qualidade da prestação do serviço, normas econômicas e financeiras, conformidade com as leis ambientais e demais aspectos relativos à prestação do serviço.

 

 

 

 


Imagens